Skip to content

Compromisso com a Sustentabilidade

Face aos desafios sociais e ambientais que diariamente a nossa sociedade enfrenta, adaptamos a nossa oferta, consciencializando todos os nossos colaboradores, clientes e parceiros para a importância do seu contributo enquanto cidadãos, na resolução de questões sociais e ambientais.

PVC ECO

Em 2018, lançamos os cartões em PVC biodegradável, uma alternativa consciente que reduz drasticamente o impacto ambiental em comparação com o PVC convencional.

A magia da biodegradabilidade está no sal presente na composição do cartão, atuando como um aditivo pró-degradante. Este ingrediente único desencadeia o processo de decomposição quando exposto a ambientes propícios, como aterros, solo ou corpos d’água. Os microrganismos entram em ação, quebrando as cadeias de átomos de hidrogénio e carbono no PVC. Uma reação subsequente com o oxigénio resulta na formação de moléculas de água e dióxido de carbono. A eficácia da biodegradabilidade foi testada de acordo com o método ASTM D5511, garantindo uma decomposição adequada em condições anaeróbicas.

Na Cartosis estamos empenhados na produção de cartões duráveis, reconhecemos a importância de acelerar a decomposição desses materiais. Opte por uma solução que alinha a longevidade do plástico com a responsabilidade ambiental.

PVC Reciclado

Explore a nossa inovação em sustentabilidade com os cartões compostos por 100% de PVC reciclado. Mantendo a qualidade de impressão e durabilidade, estes cartões preservam a excelência, ao mesmo tempo que reduzem consideravelmente o impacto ambiental associado à sua produção.

Este PVC reciclado é elaborado a partir de resíduos de plástico provenientes de diversas indústrias. Ao optar por esta opção, os nossos clientes têm a oportunidade de oferecer aos seus próprios clientes um cartão sustentável e ecologicamente responsável. Faça a diferença com a nossa solução que une desempenho e consciência ambiental.

Cortante para cegos

Focados no desenvolvimento de projetos socialmente conscientes, em 2018 criámos uma solução adaptada para todas as pessoas com deficiência visual – o cortante para cegos. Como o nome indica, o cortante para cegos é um corte efetuado no cartão que permite identificar o lado correto para utilização do mesmo, podendo ser adaptado a qualquer cartão produzido e personalizado nas nossas instalações.

Esta solução permite não só reforçar a nossa oferta, mas sobretudo a nossa preocupação em adaptá-la a todos aqueles que têm necessidades especiais, melhorando o seu dia-a-dia e contribuindo para uma sociedade mais justa e consciente, onde todos se possam sentir integrados.

Braille

Em parceria com a ACAPO – Associação dos Cegos e Amblíopes de Portugal, apresentámos, no início de 2023, o que consideramos ser o primeiro cartão verdadeiramente inclusivo para pessoas com deficiência visual. Num contexto em que 23.396 pessoas em Portugal enfrentam a cegueira e 3,7% da população lida com dificuldades significativas no uso do cartão bancário, lançamos no mercado uma solução que visa tornar esta tarefa mais autónoma, segura e privada.

Esta solução, disponível para cartões bancários e não bancários, integra identificação e caracteres em Braille. Assim, qualquer pessoa poderá identificar com total autonomia o tipo de cartão – seja bancário, de fidelização, de acesso ou outro; débito, crédito, pré-pago, entre outros – assim como a entidade emissora.

O seu propósito é proporcionar aos utilizadores invisuais ou com baixa visão a capacidade de distinguir os diversos tipos de cartão com base na sua utilização. Esta tecnologia está agora ao alcance de todos os nossos clientes e parceiros em Portugal e no estrangeiro que desejem aderir.

Sustentabilidade

Viseiras

Tendo a forte preocupação de retribuir a confiança que ao longo do tempo a sociedade tem depositado na nossa marca Cartosis e empresa SIBS, em 2020 reorientámos parte da nossa fábrica para a produção de viseiras destinadas aos profissionais de saúde e autoridades de proteção civil que se encontram na linha de frente no combate à pandemia COVID-19.

Estas viseiras foram produzidas em impressoras 3D com folhas de PVC transparente, material idêntico ao utilizado no fabrico de cartões, ao qual é acoplado um suporte.

Neste contexto, começámos por distribuir 500 viseiras ao Centro Hospitalar Universitário de Lisboa Central e mais tarde reforçámos a distribuição em instituições como a Santa Casa da Misericórdia de Lisboa, Reguengos e Setúbal, União de Misericórdias de Portuguesas, e pelas Misericórdias de Borba, Barcelos, Vila Viçosa Vale de Cambra, Castanheira de Pera e Vieira do Minho.

Para tal contámos com o empenho dos nossos colaboradores, que adaptaram o seu know-how e equipamentos, numa ação que contribuiu ativamente para reforçar o auxílio aos profissionais que estão enfrentam diariamente a pandemia COVID-19.